Parapsicologia


A parapsicologia é o estudo de fenômenos em que intervêm capacidades como a telepatia, a clarividência, a premonição, a retromonição ou a telecinese, que sendo estatisticamente improváveis não são, porém, impossíveis.

Os fenômenos parapsicólogos assumem, por isso, a forma de coincidências. Uma coincidência pode ser um poker num jogo de cartas, uma sucessão de pokers cuja probabilidade é ainda mais diminuta, a levitação de um objeto cuja probabilidade são negligenciáveis e por aí adiante. Repare-se que, portanto, todas as coincidências poderão ser entendidas como fenômenos parapsicólogos, na medida em que não existe uma fronteira definida entre o que é acomodado pela teoria das probabilidades materialistas e o que deixa de o ser.

É de salientar que a eficácia de uma experiência de parapsicologia depende da fé que quem a pratica tenha em que as coincidências sejam nela reveladas. Também o doente que acredita na sua cura, tem mais hipóteses de sucesso - é nisso que se fundamentam os placebos. Do mesmo modo, as curas milagrosas (que podem eventualmente ser percebidas como manifestações de telecinese sobre o próprio corpo) estão intimamente relacionadas com a fé, nomeadamente a religiosa.



Pelo resultado de uma experiência ou de uma sucessão de eventos depender da fé de cada um pode-se dizer que, no fim de contas, é o espírito consciência que molda o mundo e as probabilidades. O subjetivo confunde-se com o objetivo e o indivíduo passa a identificar-se com as suas próprias percepções.
A manipulação do mundo leva-me a acreditar na teoria personalista de probabilidade, de acordo com a qual uma probabilidade estatística é, do ponto de vista espiritual, apenas o grau de confiança que nós temos em que determinado acontecimento suceda. Assim, admitimos que na idade média havia uma elevada probabilidade de o Sol girar em torno da Terra, mesmo que essa probabilidade seja hoje virtualmente nula.



Dado que a mente, através da parapsicologia, distorce as probabilidades materialistas e dado que a parapsicologia tem o caráter de um fenômeno metafísico (não parece haver nenhuma teoria física que a explique), isso sugere que o conhecimento físico será um conhecimento incompleto e deverá ser entendido dentro da mais vasta e complexa realidade metafísica.
0 Responses

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
  • About Me

    Minha foto
    Aparecida Camilo
    Uma mulher que busca todos os dias me tornar uam pessoa melhor.
    Visualizar meu perfil completo

    Followers

    Estatísticas

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs